Mamoplastia

A mamoplastia de mamilos e aréolas, basicamente, tem como objetivo fazer modificações estéticas nos seios. Entretanto, ela pode ser feita com várias finalidades, como aumento, diminuição, reconstrução, reparação e etc. Essa cirurgia é indicada em casos de gigantomastia (seios muito grandes), podendo ser retirado até um quilo de tecido de cada seio, que pode gerar problemas graves à coluna e à postura devido ao peso das mamas.

Também outro procedimento na mesma região, a mamoplastia redutora é o procedimento cirúrgico de redução do volume dos seios. Ela é feita quando as mamas se encontram acima do peso considerado normal e ameaçam prejudicar a saúde da coluna e do tórax, para a reconstrução das mesmas ou somente por razões estéticas.

Cirurgia de mamilo bífido

Cirurgia de ausência de mamilo

Cirurgia de aumento de aréola

Cirurgia de reconstrução de aréola

Cirurgia de reconstrução de mamilo

Como é realizado o procedimento de mamoplastia?

O procedimento pode ser feito somente após o término do desenvolvimento mamário (que ocorre normalmente pela faixa dos 17 anos), a menos que ocorram situações de desenvolvimento acelerado dos seios ou prejuízo funcional à coluna.

No processo, o cirurgião faz incisões nos seios e retira o tecido glandular e adiposo de dentro de uma certa região das mamas, fazendo com que elas percam volume, depois os seios são remodelados e suturados em sua nova forma. O procedimento é feito sob sedação ou anestesia geral (seu médico pode recomendar a melhor opção).

Já a redução dos mamilos é feita de forma completamente segura e não prejudica em nada os canais por onde passa o leite materno (canalículos), tampouco altera a sensibilidade no local. Para a realização do procedimento, é feito um pequeno corte circular em sua base, então o cirurgião retira uma anel de pele, o que faz com que o mamilo seja encurtado. Assim como o caso das aréolas, o procedimento é similar. A incisão é feita na margem da aréola e é retirado um anel, então o médico a sutura, simples e rapidamente.

Como é feita a Cirurgia de correção de mamilo invertido

Outra cirurgia bastante comum e que nem todas as pessoas conhecem é a cirurgia de correção de mamilo invertido, condição que pode causar bastante desconforto para mulheres durante as relações sexuais e amamentação, podendo, em alguns casos, até abalar a autoestima.

Todavia, o  procedimento é extremamente simples. O cirurgião usa um micro-bisturi para romper as fibras que causam a inversão, assim, fazendo o mamilo ficar em uma posição mais natural sem cicatrizes evidentes.

Como é o pós operatório da mamoplastia redutora?

Os resultados da redução das mamas são visíveis de imediato, porém é necessários esperar algum tempo até o inchaço causado pela cirurgia diminua. Normalmente após a cirurgia é recomendado que a paciente fique em repouso e evite qualquer tipo de trauma ou pancada nos seios, além de poderem ser prescritos alguns medicamentos para prevenir possíveis infecções