Prótese de mama
As próteses de silicones são utilizadas em procedimentos de cirurgia plástica estética, com a finalidade de deixar mais harmoniosa a parte do corpo em que a prótese é aplicada. O Brasil é o 3.o país que mais pratica esse procedimento, e o implante de silicone nas mamas é o procedimento de maior procura, entre todos os locais do corpo.
As próteses mamárias de silicones são usadas com a finalidade de aumentar o volume das mamas, proporcionando uma maior firmeza, simetria e melhor contorno para os seios. O principal motivo de procura por prótese de silicone é a busca por uma melhora na autoestima ou até mesmo de realce no colo.


Aumentar volume das mamas pequenas
Solucionar a assimetria entre as mamas
Recuperar a forma das mamas causada pela falta de elasticidade da pele
Combater a flacidez das mamas após a gravidez
Reconstruir mamas após mastectomia
Para quem é indicada o implante de silicone nos seios?
A aplicação de silicone nos seios é indicado, de maneira geral, para quem deseja uma melhora na aparência. Por conta de cada paciente ter um tipo de mama, pele e objetivos diferentes com a cirurgia, existem diversos tipos e formatos de prótese.
Entre eles, estão as próteses anatômicas ou redondas, perfil alto, perfil baixo ou moderado, entre outras. A prótese que ficou bem em uma pessoa, não necessariamente ficará bem em outra. O recomendável é que antes de decidir por um formato e tipo de prótese, seja consultado um especialista da área.
Como é feito o procedimento de aplicação de silicone nos seios?
Existem também diversas técnicas cirúrgicas para realizar o implantes de próteses de silicone. Entre elas, destacam-se principalmente:
- Axilar: técnica cirúrgica realizada pela axila, seguidas de um descolamento do músculo peitoral maior, sem deixar cicatrizes nas mamas. Esse tipo de aplicação é indicada para pacientes com peles com tendência a quelóides, de forma que a cicatriz fique menos exposta.
- Areolar: é a técnica aplicada na metade inferior da região areolar, que geralmente deixa uma cicatriz imperceptível.
- Sulco: A técnica menos invasiva de todas, é colocada por baixo, porém com a cicatriz mais visível que as outras.
Quais são os cuidados pós-operatório para a cirurgia de Prótese de Mama?
Após a cirurgia, há te tomar certos cuidados para não ter nenhuma complicação, apesar de remota essa possibilidade. Todavia, cada corpo reagirá de uma forma e necessitará de cuidados específicos às suas características. Assim, em via de regra, devem ser tomados os seguintes cuidados:
- Fazer o uso do sutiã pós operatório – no tempo determinado pelo especialista responsável pela cirurgia;
- Repouso – no tempo determinado pelo especialista responsável pela cirurgia;
- Dormir de barriga para cima, de forma que não haja pressão na região do colo recém operada;
- Evitar atividades físicas, bem como movimentos bruscos com os braços;
- Alimentação leve, com pouca quantidade de sal, para auxiliar na diminuição do inchaço da cirurgia.