A rinoplastia é uma cirurgia estética simples de nariz, que visa melhorar a proporção e aparência do nariz. Ela também pode ser usada para outras finalidades, como corrigir certas anomalias estruturais que podem causar deficiências respiratórias.
No procedimento o paciente é anestesiado, sendo que o tipo de anestesia depende de cada caso especificamente e fica a critério do cirurgião escolher o melhor para a situação. Depois da anestesia, é feita uma incisão no nariz e normalmente é corrigido nessa etapa um possível problema de desvio de septo, assim proporcionando uma melhora significativa na respiração. Depois de resolvidos os problemas estruturais e estéticos, as incisões são fechadas e são feitos os amparos necessários para preservar as modificações durante o período de recuperação.
Durante a cicatrização podem ser observadas mudanças gradativas na aparência do nariz, porém pode demorar até um ano para que os resultados finais do procedimento estejam completamente visíveis.
Há dois tipos de rinoplastia: a aberta e a fechada; sendo que a diferença entre elas é que na rinoplastia aberta as incisões são feitas no lado de fora do nariz e na fechada são feitas somente incisões na parte interna das narinas.
Para saber mais sobre a rinoplastia e seus benefícios, entre em contato com o Dr. José Eduardo de Souza – membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.